Corpo Consular entrevistou o Sr. Marcos Vallias, Cônsul Honorário da República da Guatemala, empresário, empreendedor, professor, palestrante e perfumista. Marcos é uma figura de destaque, conhecida por equilibrar com maestria o empreendedorismo e a arte, inspirando aqueles que o acompanham. Ele é o proprietário do Exóticus, um espaço multifuncional que oferece uma experiência rica e diversificada, reunindo gastronomia e cursos em áreas variadas, como autocontrole e história dos perfumes, onde os participantes têm a oportunidade de criar suas próprias fragrâncias.
A Arte do Perfume:
1 – Como o perfume pode ser considerado uma forma de arte e de expressão pessoal? Existe uma ligação entre a escolha de fragrâncias e a identidade do indivíduo?
Importância do Uso do Perfume:
Sim, o uso de perfumes sempre foi marcante e impactante o seu uso, identificando pois a personalidade do seu usuário, com a fragrância que lhe é característica. Além da presença física do sua passagem pelo ambiente deixa sempre rastros reveladores da identidade do usuário mesmo ele não estando mais presente no local.
2 – Em sua visão, qual é o impacto psicológico e social do uso do perfume no cotidiano? Como uma fragrância pode influenciar as emoções e a percepção que os outros têm de nós?
Sensibilidade e Criação:
Cada individuo nasce trazendo uma própria identificação genética e uma irradiação onífera, e após a puberdade os hormônios glandulares irradiam com o que chamamos “o seu cheiro”. Durante toda a vida as pessoas de ambos os sexos utilizam mesmo sem saber, tais ou quais perfumes que lhe são predominantes e aceitos por seu corpo. Por isso que as escolhas de qual perfume usar não são nitidamente escolhidos pelo intelecto, emoções, sensações ou imitações do que está na moda. E sim pela simbiose de cheiros condensados pelo suor, e pelo sentir das impressões olfativas.
3 – A criação de perfumes exige sensibilidade apurada. Como você treina essa percepção olfativa? Existe um paralelo entre essa sensibilidade e o autoconhecimento ou a prática do auto-controle?
Relação entre Perfume e Respiração:
Na verdade, muito apurada. Quando uma pessoa tem uma capacidade olfativa diferenciada, observada no cotidiano e consequentemente uma memória olfativa incrivelmente nata, ela pode sim fazer um treinamento, e se transformar em um grande perfumista. O perfume é a suprema arte que pode ser desenvolvida em tais indivíduos. Caso não tenham essa disponibilidade, não adiantaria um treino, pois não existe a memória olfativa, que é imprescindível ao bom perfumista.
4 – De que forma o perfume pode influenciar ou se relacionar com a respiração consciente e o estado mental? É possível usar fragrâncias para induzir calma ou concentração?
Presença e Consciência:
O perfume é irmão da respiração, é o alento de tudo o que respira. Isso porque se torna uno com a inspiração. As qualidades do sentir profundamente as fragrâncias e aromas desenvolvem no perfumista a habilidade de como que conversar com as flores, com o orvalho impregnado de aromas, da chuva na terra molhada, até mesmo do cheiro do vento do deserto ou do mar, ou das montanhas e porque não dizer de conhecer as pessoas pelo cheiro delas. Ou seja, até mesmo com os olhos vendados se pode reconhecer a presença de uma pessoa conhecida.
5 – O perfume pode ser visto como uma ferramenta para fortalecer a presença e a consciência de si mesmo em diferentes ambientes? Como ele pode contribuir para melhorar a interação e a comunicação interpessoal?
Perfume e Cultura:
Se você está lendo esta entrevista , caro leitor, deves compreender que assim como a água que sempre busca o seu nível por onde passa, as ondas mentais também, como uma energia natural, buscam o seu equilíbrio, a sua harmonização natural. O perfume é o espirito das flores, das plantas, e de tudo o que existe. Tudo tem o seu espirito, tudo emana o seu próprio perfume, chamado fragrância nas flores e aromas nos alimentos. É pois identificar a harmonia das notas musicais que fazem uma excelente música, ou a desarmonia que cria um péssimo barulho. É a harmonia das cores e das formas que dão os traços marcantes e harmoniosos de uma pintura clássica. É a harmonia das leis que fazem a constituição de cada país. É a harmonia dos pensamentos é que trazem a sabedoria. E é a harmonia das fragrâncias que se forma o perfume.
6 – Como a perfumaria reflete a identidade cultural de uma nação? Existem fragrâncias específicas que você identifica com a Guatemala ou com as culturas latino-americanas que considera especiais?
Sim, evidentemente. A cultura de um povo está na harmonia dos aromas de sua rica culinária, e também pela sua geografia com botânica diferenciada que permitem a identificação regional característica de seus diferentes países, e que fazem com que pratos harmoniosos causem surpresas e prazer àqueles que os provam. São iguarias que representam o tempero de cada um e que, embora todos os alimentos in natura são os mesmos para qualquer país e o que simplesmente acontece na identificação de um determinado povo, quer seja do norte, sul, leste ou oeste, são os temperos. As finas iguarias que culminaram até mesmo com a descoberta deste maravilhoso país Brasil que vivemos, pois como nos retrata a história, foram pelos caminhos da Índia, da China, da África e outras regiões do Oriente, que originou essa rica culinária brasileira, deliciosa. Na época Maia, identificava-se na Guatemala e alguns países da América Central a influência marcante do perfume “per-phumum” (fumaça), queimando-se como um incenso nos templos e mais tarde nas igrejas, de olíbano, copal e storax, que provém de regiões maias, astecas, toltecas, zopotecas, nos cultos sagrados. E hoje em dia, a Guatemala tranforma-se no maior exportador mundial de uma das essências mais finas chamada Cardamomo, e da pequena semente gergelim.
Parabenizamos o Sr. Marcos Vallias por sua inspiradora trajetória como destacado empresário, presidente do Grupo Zigma — uma empresa mineira que se tornou multinacional, atuante no comércio exterior desde 1969 e responsável por grandes importações e projetos no segmento médico-hospitalar. Admiramos também sua dedicação à arte e às culturas milenares, que inspira a todos. Agradecemos profundamente seu tempo e sua dedicação ao trabalho diplomático, à frente do Consulado Honorário da República de Guatemala.